terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aline Vargas Escobar

16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, natural de Porto Alegre, moradora da cidade de Santa Maria.
“Conheci a JuNF pelo Facebook e posso dizer que desde o primeiro encontro é muito bom e gratificante fazer parte das reuniões ou eventos ao lado das outras integrantes. Tanto para rir e fazer lanche coletivo, quanto para debater assuntos de alto nível intelectual. Para o futuro estou sempre criando grandes expectativas espero que nos próximos anos esteja cursando a faculdade de Design de Moda, que o desfile a ser produzido como trabalho final seja composto somente de mulheres negras e que eu possa criar uma marca e coleção exclusiva de sapatos número 40.”
“Desde que me conheço por gente, pude crescer com duas influências femininas negras muito fortes, as da minha irmã e mãe. Elas me ensinaram a cuidar do meu cabelo, uma coisa normal e básica, porém, no nosso dia a dia uma atitude.”
“Os meus primeiros livros eram sobre a temática negra, tenho fotos de criança em eventos afro, enfim, se não fosse pelas minhas influências ignoraria a importância da cor da minha pele. Hoje como, na verdade, adolescente negra, sinto que ainda tenho muito que aprender e ler. Que lutando por diversas questões políticas e psicológicas com as gurias e mulheres da JuNF, podemos influenciar muitas crianças a gostarem de suas características afro desde sempre.”

  • Cite um caso de racismo que você sofreu e como você se sentiu: 
“Uma vez ao passar pelo calçadão, alguém gritou frases muito ofensivas envolvendo meu cabelo e cor, e na época cheguei em casa chorando pois ainda não sabia lidar com aquela situação.”

  • Poderia citar um exemplo de resposta e até mesmo de denuncia a esse episódio sofrido? 
“Se pudesse voltar no tempo teria o xingado também, teria não me importado, pois gosto do meu cabelo do jeito que ele é e se conhecesse a pessoa teria o denunciado.”


Acompanhe a o blog da JuNF e mantenha-se atualizado para conferir as próximas minibiografias!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário